Escolha seu idioma


VANTAGEM DA LUBRIFICAÇÃO A GRAXA PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 26 de Abril de 2011 23:42

6. VANTAGEM DA LUBRIFICAÇÃO A GRAXA

6.1. A aplicação do lubrificante é menos freqüente com graxa do que com óleo, e conseqüentemente, o custo final e a mão de obra são reduzidos.
Essa aplicação pouco freqüente é particularmente vantajosa em lugares de difícil acesso, tais como motores selados, mancais selados e outros sistemas.

6.2. Agem como selo contra entrada de matérias estranhas. Da mesma maneira agem como selo contra vazamento de líquidos manipulados através de válvulas (tipo macho e fêmea, principalmente).

6.3. O problema de gotejar ou salpicar é quase eliminado quando as máquinas são lubrificadas com graxa. Isso é particularmente vantajoso quando pode resultar em dano aos produtos manufaturados, como por exemplo, tecidos ou alimentos.
Quando os equipamentos são lubrificados com graxa, eles podem ser usados em posição vertical sem problemas de vazamento.

6.4. Os sistemas de selagem para graxas são simples e de baixo custo comparados aos requeridos para óleos.

6.5. A graxa lubrificante mantém alguma lubrificação, mesmo quando o equipamento não foi lubrificado por longo período.
Exemplificando com rolamentos, que são lubrificados na sua origem com graxas especiais e que duram praticamente toda a vida na máquina em que operam.

6.6. Se for usado uma graxa adequada, sua aderência ás superfícies é maior que a dos óleos, portanto, o seu uso previne enferrujamento das peças paradas por longo tempo, o que aconteceria se o óleo estivesse sendo usado.

6.7. Graxas apropriadas resolvem problemas de lubrificação sem corrosão, mesmo em presença de água.

6.8. Graxas tem a vantagem de minimizar o atrito inicial planos e radicais.

6.9. Em certos casos, as graxas reduzem ruídos e vibrações, agindo como amortecedores, por exemplo, em engrenagens dentadas.

6.10. Graxas são preferíveis em condições extremas de operação, tais como altas temperaturas, extremas pressões, baixas velocidades choque de cargas, etc.

6.11. Em partes de máquinas já com muito uso (folgas), a graxa é praticamente o único meio de lubrificação.